Proposta de valor: Expectativa vs Custo

Você sabia que a palavra marketing não tem uma tradução certa em português?

Na forma mais simples, marketing significa “ação no mercado”.

O que é uma ação no mercado?

Bom, uma ação no mercado é a troca de valor entre empresas e consumidores.

No sistema em que vivemos, a troca de valor acontece da seguinte maneira: uma empresa fornece um produto (valor em forma de serviço) e troca por dinheiro (valor em forma monetária).

A empresa que utiliza o marketing como parte da estratégia, seja internamente ou por meio de uma agência, faz isso para que ocorram mais ações no seu mercado.

O marketing no século 21

Kotler, teórico do marketing, diz que a principal função do marketing em um mundo altamente competitivo é a de tornar uma marca reconhecida por seus consumidores através do seu diferencial competitivo.

Esse trabalho complexo envolve diretamente a proposta de valor que uma determinada empresa propõe, seja ela grande ou pequena.

Uma das principais ferramentas para ajustar a sua proposta de valor é entender o equilíbrio entre valor ofertado versus o custo despendido pelo cliente.

Leia também: “Mercado consumidor: A importância da segmentação para vender mais”

Expectativa do consumidor

Quando compramos um produto, fazemos isso (geralmente) por causa dos benefícios que ele nos traz.

Esse benefício pode ser desde a solução de um problema até mesmo a percepção de aumento do nível social, por exemplo.

O importante é entendermos que cada consumidor adquire produtos e serviços com a expectativa de receber o que pagou.

Valor vs Custo

Existe uma linha tênue entre valor e custo. Isso mostra para nós a importância de desenvolvermos produtos e serviços que possuam valores reais e de fácil compreensão por parte dos clientes, com um custo adequado de compra.

Se um produto oferece pouco valor e possuí um alto preço, é praticamente impossível vendê-lo.

Agora, se um produto possui um valor incrível, mas a empresa não sabe como transmitir isso aos consumidores, o fracasso é ainda pior.

Sem valor, sem venda

Imagine passar dias desenvolvendo um novo produto ou criando uma nova melhoria que na verdade o seu cliente sequer estava interessado?

Pode parecer um absurdo, mas isso ocorre frequentemente nas empresas que não tomam cuidado com o seu marketing.

Lembrando: o objetivo do marketing é gerar ações no mercado, entregando valor para os consumidores e dinheiro para a empresa.

Caso isso não ocorra, é hora de reavaliar seu posicionamento no mercado para conseguir atender as expectativas dos consumidores.

Trabalhar o marketing de sua empresa é fazer com que mais clientes entendam a proposta de valor fornecida por sua empresa e identifique os benefícios que o seu produto trará.

Porque, mentalmente, nós sempre comparamos o valor que iremos receber com o custo que iremos pagar.

Privacy Preference Center