Mercado consumidor: a importância da segmentação para vender mais

Não, o mercado consumidor não é o supermercado ou algum outro comércio específico. 😛

O mercado consumidor é o ambiente que as empresas e os consumidores estão inseridos, é o nome dado à forma de categorizar as empresas e os consumidores.

Existe, por exemplo, o mercado de alimentação, de automóveis, de varejo, de tecnologia, entre tantos outros segmentos.

Segmentação de mercado

A segmentação é o subgrupo do mercado consumidor, como se você dividisse uma pizza. Cada pedaço é um segmento, que juntos formam o mercado.

Por exemplo, dentro do mercado alimentício, podemos trabalhar com o seguinte segmento: o de pizzas vegetarianas em Fazenda Rio Grande.

O empresário, ao trabalhar com um segmento, terá que entender um dado únicos e importantes do seu negócio, como o número de consumidores, o número de concorrentes, o preço médio praticado, etc.

Todas essas informações ajudam o empreendedor a entender a cultura daquele segmento, com seus hábitos, players e práticas.

Mercados de nicho e mercados de massa

Se o mercado é muito pequeno e com poucos consumidores (os chamados mercados de nicho) provavelmente será difícil trabalhar e ter ganhos em alta escala.

(A não ser que o seu mercado seja de luxo, que traz grandes margens de lucro por causa da exclusividade dos produtos).

Agora, se o mercado for muito grande (característica dos chamados mercados de massa) significa que é preciso de muito investimento para se manter competitivo por causa do alto número de concorrentes.

Escolha o seu segmento de mercado

Nenhuma empresa do mundo consegue vender tudo para todos. Isso é impossível.

Por isso, as empresas precisam escolher muito bem qual segmento elas irão atender e principalmente quais não atender.

Tentar atender todos os segmentos é o mesmo que não atender ninguém, porque você ficará sem foco nas operações e não conseguirá direcionar a sua estratégia.

Evolução dos mercados

É muito difícil ver mercados que ficam sem concorrência por muito tempo.

Conforme o mercado evolui, novos produtos, novos consumidores e novos concorrentes surgem.

Não há problema trabalhar com mercados pequenos, porque um mercado de nicho tende a se tornar de massa com o passar dos anos.

O mais importante é conhecer o seu mercado e posicionar a sua empresa conforme for necessário.

E você? Sabe em qual mercado atua? E o tamanho dele?

Sabendo o tamanho do mercado e as principais características (concorrentes, previsão de rentabilidade, etc), é possível planejar e desenvolver estratégias de marketing para o seu público de forma assertiva.

Lembrando: o objetivo do marketing é entregar valor aos seus consumidores. Segmentar o mercado permite que você conheça melhor o seu cliente para vender mais e melhor.

 

Privacy Preference Center